página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Manuel Pinto, do AE de Proença-a-Nova, obtém Menção Honrosa no CNL

No dia 25 de maio, decorreu, em Braga, a fase nacional da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura, na qual estiveram presentes 200 alunos, 50 de cada uma das categorias a concurso (1º, 2º, 3º ciclos e ensino secundário), provenientes de Portugal e de escolas portuguesas no estrangeiro, previamente apurados para a fase nacional através da realização de provas de seleção em três fases distintas: fase escolar, fase municipal e fase intermunicipal.

Na fase nacional, os 50 alunos de cada categoria realizaram uma prova escrita online destinada a seleccionar os 5 alunos que participariam na Prova de Palco, mediante a qual o júri nacional atribuiria os três primeiros lugares e duas menções honrosas, prova essa que consistiu na criação de um texto literário a partir de um tema proposto. O Manuel Pinto, de 9 anos, da EB1 de Proença-a-Nova, foi o primeiro aluno da categoria 1º ciclo a ser chamado ao palco, pelo que escreveu uma belíssima história, com qualidade literária.

O aluno Manuel Pinto foi um dos 50 alunos do 1º ciclo que participou na fase nacional, em Braga, em representação da CIM Beira Baixa, e foi um dos 5 selecionados para a realização da Prova de Palco, na qual obteve uma Menção Honrosa. Nenhum júri está isento de julgar melhor ou pior, apesar de ser princípio antigo atribuir a cada um aquilo que é seu por direito, e ser princípio elementar o cumprimento escrupuloso dos regulamentos. O Manuel Pinto fez uma prova de elevada qualidade no tempo exacto permitido pelo regulamento. O ensejo permitiu homenagear uma autora da terra, Inês Cardoso, a quem subtraiu um texto para ler e argumentar. “Cada um é seus caminhos, diria A. Gedeão”. Os nossos parabéns revestidos de orgulho.

Isabel Bessa Garcia

Coord.ª da Equipa BE


topo