página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Anne Frank: uma história para hoje, em Proença-a-Nova

De 13 a 17 de janeiro, estará patente ao público, na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, a exposição Anne Frank: uma história para hoje, a qual se apresenta como um instrumento educativo, com o objetivo de manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário a transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de analisar o período durante o qual o regime nazi esteve no poder.

Em 34 painéis, expõe-se a vida de Anne Frank, em cotejo sincrónico com a cronologia factual do segundo grande conflito bélico mundial (1939-1945) e com o Holocausto, executado pelo regime nazi. Anne Frank foi uma das crianças judias (mais de um milhão) que morreu durante este período sombrio da história da humanidade. A autora do famoso Diário nasceu Annelies Marie Frank, no dia 12 de junho de 1929, em Frankfurt, na Alemanha, filha de Otto e Edith Frank.

Itinerante e educativa, esta exposição, que esteve patente durante o ano de 2013 em mais de 200 lugares em todo o mundo, perspetiva vertentes fundamentais da 2ª Guerra Mundial, integrando-se no Projeto Aprender Direitos Humanos: passado e presente [(http://direitoshumanos.up.pt/) projeto internacional resultado de uma parceria entre a Associação Internacional Intercultural Projects and Research, a Anne Frank House – Amsterdão, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto), a Universidade do Porto, a Amnistia Internacional (Portugal), a Embaixada dos Países Baixos (Lisboa), o Instituto Paulo Freire (Portugal) e o Instituto Português da Juventude].

Esta iniciativa resulta de uma parceria conjunta estabelecida entre as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Sertã, a Biblioteca Escolar Pedro da Fonseca do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei.


topo