Ano XI - Jornal N.º 20 - Maio de 2002

Edição ON LINE









Intercâmbio Escolar com

Moimenta da Beira
15 de Março de 2002

Foi uma iniciativa do professor Francisco José Cabral, que nos propôs, alunos do 12.º B da Escola E. B. 2, 3/S. Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, um intercâmbio com a Escola Profissional Agrária de Moimenta da Beira. Esta acção foi realizada por alunos de Desenho e Geometria Descritiva B.

Desde o início ficámos entusiasmados com a ideia, tornando-se desde logo num projecto a realizar. E assim foi, fizeram-se os devidos contactos com a Escola Profissional Agrária de Moimenta da Beira e esta, logo à partida, também aceitou a ideia de realizar um intercâmbio escolar. Na sua preparação ficou decidido que iríamos primeiro à Escola Profissional Agrária de Moimenta da Beira.


Alunos do 12ºB com os anfitriões, em Moimenta da Beira

Pelas sete horas da manhã do dia 15 de Março de 2002, partimos numa longa viagem até Moimenta da Beira, onde a escola nos esperava para um conhecimento geral acerca da mesma e da terra.

Quando chegámos, eram mais ou menos 13h, fomos recebidos pela profª. Ana e pelos seus alunos de Desenho e Geometria Descritiva–B.

Em seguida, fomos logo almoçar, pois a fome já se começava a fazer sentir e o almoço já se encontrava à nossa espera...

Depois do almoço na cantina, motivo de confraternização entre as duas escolas, seguiu-se uma tarde bastante cultural.

Estivemos a ver uma exposição de trabalhos, alguns deles até bastante interessantes e bons. Em seguida, demos uma volta pela quinta da escola e ficámos a saber que a fruta e alguns dos legumes lá cultivados eram utilizados na alimentação, o que é óptimo do ponto de vista económico e financeiro para a escola de Moimenta.


Na sala de convívio da Escola de Moimenta

Mas a nossa tarde não se limitou apenas ao passeio pela quinta. Também fomos conhecer a aldeia da Lapa e o Santuário da Senhora da Lapa e o antigo convento franciscano.

No Santuário da Senhora da Lapa ficámos a conhecer a respectiva lenda.

Na despedida, recebemos todos um frasquinho de doce que, viemos a saber, era confeccionado também na escola.

No dia 11 de Abril de 2002, realizou-se o inverso: fomos nós que recebemos a Escola Profissional Agrária de Moimenta da Beira. Quando os seus representantes chegaram, tiveram uma recepção musical por uma turma de 6.º ano do professor Carlos Salvado, que a todos encantou. De seguida, passámos a mostrar-lhes a nossa escola, nomeadamente, a Sala dos Professores, o Conselho Executivo e a Biblioteca, na qual lhes oferecemos umas lembranças elaboradas pelos nossos colegas e professores (jornais, postais e autocolantes). E ainda tiveram o prazer de desfrutar de uma pequena exposição elaborada por alunos de Educação Visual. Também presenciaram umas experiências da disciplina de Química do 12.º Ano, orientadas pela professora Maria do Céu Ferreira.

Algum tempo depois, fomos todos à Biblioteca e Auditório Municipais, onde tivemos o prazer de ver um filme sobre o concelho de Proença-a-Nova, e o professor João Manso, presidente do Conselho Executivo da nossa escola, ofereceu lembranças da nossa terra, quer à escola de Moimenta quer aos seus professores e alunos presentes.


Observando uma experiência de Química na Escola Pedro da Fonseca

E como o “rato” já “roía” fomos todos almoçar à cantina onde nos esperava um bom petisco, arroz de maranho, comida tradicional do concelho, tendo-nos feito companhia alguns professores da nossa escola, nomeadamente, a nossa Directora de Turma, professora Maria José Mota. Embora a hora de almoço tivesse terminado, tínhamos à nossa espera uma tarde excelente.

Nós e os de Moimenta da Beira fomos de autocarro até à praia fluvial do Malhadal onde se encontrava a equipa “Horizontes” que nos reservou algumas actividades como o slide e o rappel, tudo isto patrocinado pelo Conselho Executivo da nossa escola. Foi uma hora de muito divertimento e, como as coisas boas terminam depressa, tivemos de vir embora com destino à pista das Moitas.


Slide sobre a represa do Malhadal

Nós escolhemos este local, no café do Centro de Pára-quedismo, para realizar as despedidas. Mas o tempo foi traiçoeiro não tendo oportunidade de ver os pára-quedistas a saltar. Apesar disso ainda nos foi proporcionado um pequeno filme sobre saltos de pára-quedistas e como tudo era preparado antes de entrar para o avião até ao salto.

O dia estava a chegar ao fim, era hora de eles partirem para Moimenta da Beira e, como é da praxe, trocámos contactos e beijinhos de despedida. Embora só tivéssemos estado em contacto duas vezes, ficámos amigos, pois tínhamos algo em comum, o Desenho e Geometria Descritiva.

Depois de eles partirem, tirámos algumas conclusões sobre as impressões que eles possam ter tido acerca de nós e do concelho de Proença-a-Nova. Achámos que eles ficaram com uma boa impressão sobre tudo, pois se mostraram encantadíssimos com a tarde que lhes tínhamos reservado. Além disso, ainda ficou no ar a pergunta: será que para o ano poderemos repetir este intercâmbio escolar?

(Alunos do 12.º ano de Desenho e Geometria Descritiva B)