Ano X - Jornal N.º 19 - Dezembro de 2001

Edição ON LINE

Leituras

A Menina do Mar

Era uma vez um rapazito que vivia numa casa branca, nas dunas, voltada para o mar. Esse rapaz passava o dia a brincar na praia. Ele tinha imensa pena de não ser peixe,

Um dia, quando foi para a praia, decidiu seguir um fio de água. Achou que já era tarde e horas de voltar para casa; deitou-se numa rocha a apanhar sol e ouviu gargalhadas. Levantou-se e viu um peixe, um polvo, um caranguejo e uma menina a rir.

Na manhã seguinte, o rapaz voltou a seguir o caminho da véspera e ouviu as mesmas gargalhadas. Nesse dia não conseguiu ficar parado; deu um salto para a frente e agarrou a rapariga. A linda e pequena rapariga contou a sua história ao rapaz e combinaram encontrar-se no dia seguinte.

Houve dias em que eles se encontraram e o rapaz levava à Menina coisas da Terra e explicava-lhe para que serviam. Um dia levou-lhe vinho. Nesse mesmo dia tiveram uma ideia para a Menina ir à Terra.

Nessa manhã o rapaz vinha entusiasmado, mas a Menina disse-lhe que não podia ir e explicou-lhe porquê. Disse-lhe que a Raia, a dona dos oceanos, a tinha proibido de se encontrar com ele. Tentaram fugir entre os polvos mas não conseguiram e o menino desmaiou. Acordou por causa da água do mar e voltou para casa.

Passaram-se dias e dias e o rapaz nunca mais viu os seus amigos.

Chegou o Inverno. O rapaz foi até à praia e viu uma gaivota que deixou cair do bico um frasco luminoso que tinha dentro uma água clara. Essa água vinha da parte da Menina do Mar e era para ela beber e assim poder ir para o mar sem se afogar. Ele bebeu e foi ter com um golfinho para lhe ensinar o caminho.

Durante a viagem viram de tudo um pouco. O golfinho levou o rapaz a uma gruta. O Rapaz encontrou a Menina do Mar que lhe explicou como conseguiu que se tornassem a ver. A Terra do Rapaz passou a ser o Mar e nunca mais se separaram.

Adelaide Manso, 6.º A