página inicial

home page

Direcção de Turma

Critérios de Avaliação

 

 

 

 

Eco-Escolas

 

Programa ECO-ESCOLAS:

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Eco-Escolas

 


Página Pública Eco-Escolas


 

 

ATIVIDADES:

Durante o 2º período, os alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca responderam a um inquérito online de auditoria ambiental e também foi formado o Conselho Eco-Escolas, de onde fazem parte as professoras dinamizadoras do Programa, um representante da Direção da Escola, um representante do Município, um representante da Junta de Freguesia, um representante da Associação de Pais, um representante do pessoal não docente e todos os delegados de turma. Paralelamente, foram realizadas todas as atividades que constam no Plano de Ação delineado no início do ano letivo e retratadas nas imagens anexas. A escola também está a participar no projeto “Geração Depositrão” com a a recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), pelo que apelo ao envolvimento de toda a comunidade escolar.

Os resultados da auditoria ambiental serão analisados na próxima reunião do Conselho geral do dia 20 de abril e o Plano de Ação será devidamente reformulado de modo a colmatar alguns dos pontos fracos identificados.

 

Palestra sobre valorização dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos),

para os 2º e 3º ciclos, pelo Sr. Fernando Nunes da Valnor

 

Exposição de trabalhos Tipos de Resíduos pelos alunos do 8º ano

 

Desdobráveis elaborados pelo 9º ano sobre alimentação saudável,

malefícios do açúcar e das gorduras nas mesas da cantina escolar

 

Banca Eco-Escolas na atividade PES... A MEXER

 

Banca vitaminada – Alimentação Saudável

 

Alunos da escola a praticar uma alimentação saudável

 

Recolha de resíduos no final da atividade “PES… A MEXER”

 

Visita de estudo às instalações da Valnor (Empresa responsável pela valorização de RSU) – 11º PC

 

Visita de estudo à ETAR e Barragem das Corgas – alunos do 5º ano

 

Visita de estudo à ETAR e Barragem das Corgas – alunos do 5º ano

 

Colocação de ecopontos (papelão e embalão) em todos os blocos da escola

 


topo