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Visita à APPACDM da Sertã e

à ACAPO de Castelo Branco

O grupo III do 12º A, no âmbito da disciplina de Área de Projeto, realizou uma visita à APPACDM e à ACAPO, da Sertã e de Castelo Branco, respectivamente.

No que diz respeito à visita à APPACDM, inicialmente, realizámos a entrevista à directora da associação, a qual nos forneceu informações sobre a associação, os utentes e o modo como iam evoluindo à medida que iam crescendo, informando-nos que esta associação só albergava deficiências mentais e que todos mostravam melhorias desde a data do seu internamento. Posteriormente, contactámos pessoalmente com os utentes e com as deficiências à medida que íamos percorrendo as salas e a directora nos indicava qual era a deficiência que cada utente possuía. A associação divide-se em três unidades, sendo estas o socioeducativo, o CAO e o lar residencial, em que cada uma destas unidades tem um determinado número de salas. Pudemos visitar algumas salas do socioeducativo, com utentes desde os 6 aos 18 anos e devidamente acompanhados. No CAO, com utentes desde os 18 anos, desenvolvem-se várias actividades, tais como carpintaria, expressão plástica, actividades de vida diária e actividades ocupacionais, treinando os utentes para a vida em sociedade. Alguns utentes do CAO, consoante o nível de desenvolvimento que obtêm ao longo da permanência, podem ser encaminhados para uma formação profissional em Castelo Branco. Ao longo da passagem pela associação, observámos a exposição dos trabalhos realizados pelos seus utentes. No lar residencial, onde são admitidos utentes desde os 20 anos e onde permanecem em regime diurno e nocturno, efectuam actividades de cariz lúdico.

No que diz respeito à visita à ACAPO, fomos acompanhados pela assistente social, Dra. Sara Ventura, onde esta nos explicou a dinâmica da ACAPO e as diferentes áreas de actuação. Esta instituição divide-se em várias salas, nomeadamente o bar, a sala de convívio, a sala de informática, a sala onde é ensinado Braille e a sala de estimulação sensorial. A sala de informática está equipada com um digitalizador, no qual as pessoas podem digitalizar documentos em Braille, sendo posteriormente lidos no computador, emite som, o que possibilita que os cegos possam ouvir o que está a ser escrito no computador. Possui, ainda, uma impressora que imprime documentos em Braille. Posteriormente, estivemos numa outra sala onde estão armazenados os objectos utilizados no desporto, nomeadamente uma bicicleta de dois lugares e uma bola de Golball, desporto praticado pelos cegos, em que a bola possui uns guizos, para os conduzirem através de estímulos auditivos. Na sala onde é ensinado Braille, os cegos possuem livros adequados e um dossier, com o intuito de reconhecer as formas de diferentes objectos da vida diária. Existe ainda a sala de estimulação sensorial, patrocinada pelo “Rock in Rio”, onde geralmente as crianças aprendem a conhecer determinadas funções do dia-a-dia.

Os objectivos que tínhamos para as visitas foram cumpridos e o balanço que fazemos é positivo. Ficámos maravilhados com as condições da APPACDM e com o facto de aceitarem só utentes portadores de deficiência mental, pois não tínhamos essa percepção. Ao longo da visita, recolhemos diversas informações acerca desta associação e dos seus utentes.

Com a visita à ACAPO, enriquecemos os conhecimentos acerca do tema e recebemos dicas de qual a melhor forma de nos comportarmos quando nos deparamos com cegos na rua ou quando observamos um cão guia “em serviço”.

Grupo 3 de Área de Projeto do 12ºA – “Vida diferente, olhar significante”

Fig. 1 - Os elementos do grupo III de AP (12ºA)

Fig. 2 - O grupo com a directora da APPACDM da Sertã, Dra. Paula Beirão

Fig. 3 – Símbolo da ACAPO


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