página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Há Livros com Bruxas! Oh, se há!

28 de Outubro de 2010. Espaço da Biblioteca Escolar do Centro Educativo de Proença-a-Nova. 13 horas e trinta minutos. O Livro companheiro, esse amigo de todas as ocasiões, foi História com Recadinho, de Luísa Dacosta, com ilustração de Cristina Valadas, num reconto adaptado pela professora bibliotecária do Agrupamento, uma “maldade” que se traduziu em introduzir no caldeirão mágico uns quantos ingredientes, atenção de meninos, imaginação de meninos, coração aberto de meninos,… As “vítimas da maldição” foram os alunos do 1º ciclo. Brrrr!

Talvez não tanto assim. No sonho, encontra-se sempre a liberdade. Através de uma belíssima narrativa, a bruxinha, nascida sem aptidões para enfrentar o mundo charquento e tenebroso das bruxas más, sai para o mundo dos homens para fazer o bem. Tarefa fácil. Raciocínio errado. O mal é que se revela sempre fácil. Fazer o bem é tarefa árdua e raramente reconhecida. Depois de um périplo de aventuras, mais desventuradas que venturosas, a bruxinha encontra a solução para evitar a rejeição colectiva de que era alvo. A invisibilidade. A sua capa e a sua vassoura passam a operar veros “milagres” na ajuda aos que dela precisam.

Mas, a “maldade” de contar esta história trouxe consigo tarefa acrescida. Um recadinho para os meninos que a ouviram. Que tentem encontrar a bruxinha, que lhe digam quem lhes contou a sua história e a tragam, com a sua vassourinha para varrer as sombras escuras que pairam no coração dos que contam esta história de bondade, abnegação e respeito profundo pela dor dos outros. Se alguém a encontrar, dê-lhe, por favor, o recadinho.


topo