página inicial

home page

Critérios de Avaliação

 

 

 

voltar

Visita de Estudo das turmas do 7º Ano

No dia 24 de Março as Turmas A, B e C do 7º Ano, no âmbito de Geografia, História e Português, realizaram uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire, Castelo de Porto de Mós e Mosteiro da Batalha.

Partimos de Proença-a-Nova por volta das 8 horas e 30 minutos  e o que inicialmente parecia ser um dia cinzento e chuvoso, transformou-se num dia solarengo e ameno, ideal para caminhar ao ar livre. Pelas 10 horas e 30 minutos chegámos a Mira de Aire, a fome já era alguma, pelo que antes da visita às grutas decidimos recuperar energias e reforçar o pequeno almoço. Em seguida, turma a turma deu-se a entrada nas Grutas pela Sala Grande e progressivamente fomos descendo nas entranhas da Terra percorrendo galerias surpreendentes como a Sala do Órgão, a Sala do Esparguete, a Sala do Bar entre outras, todas elas marcadas pelas formas estranhas das rochas, das estalactites e estalagmites, pelas pequenas quedas de água e na última sala, pelo o lago com repuxos coloridos. Uma vista deslumbrante, que a maioria de nós desconhecia completamente, o que suscitava surpresa a cada sala percorrida. Chegou-se ao fim da gruta com a sensação que o tempo tinha passado depressa e que seria bom permanecer mais um pouco a apreciar aquelas formas estranhas que a natureza havia esculpido.

O almoço decorreu num parque junto à entrada das grutas, bons momentos de partilha e convívio entre alunos e professores nem sempre possíveis de acontecer na escola, na sala de aula. Findo o almoço era tempo de rumar a Porto de Mós, onde o autocarro não conseguiu percorrer as estreitas ruas da vila e tivemos que gastar parte das energias a subir a pé até ao Castelo. Este provocou-nos sensações diversas,  era um castelo diferente de outros que já conhecíamos, com uma forma pentagonal, mais pequeno,  não parecia propriamente um castelo  mas  um palácio, a sua configuração actual resultou da evolução no tempo e reflecte estilos arquitectónicos diferentes. No entanto todos nós ficámos com a mesma sensação, a vista no topo da colina é deslumbrante e os torreões com telhados de cerâmica verde são a imagem mais marcante deste Castelo.

Seguimos viagem até à Batalha, onde visitámos o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mandado construir por D. João I, Mestre de Avis e assim denominado em homenagem à Virgem que ajudara os portugueses a derrotar os espanhóis na Batalha de Aljubarrota. É um mosteiro, que alguns de nós já conhecíamos, mas que pela sua imponência, beleza e arquitectura é sempre um prazer revisitar, em particular a Capela dos Fundadores, os claustros, os vitrais e as capelas imperfeitas.

Depois desta viagem pelo património natural, histórico e cultural regressámos a Proença-a-Nova com um grupo bem disposto, que durante grande parte da viagem animou o percurso com canções populares.

Foi um dia passado de uma forma agradável. Ficamos à espera de outra... no ano que vem.


topo